No dia 20 de agosto de 2019, o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, enviou Carta oficial à Congregação para a Causa dos Santos solicitando o parecer da Santa Sé sobre o início do processo diocesano em vista da Beatificação e Canonização do Padre Pedro Balzi, sacerdote do clero diocesano de Bergamo (Itália), missionário na Bolívia e no Brasil.
Em 28 de novembro de 2019, o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, respondeu: “explorada a questão, apraz-nos informar a Sua Excelência que da parte da Santa Sé nada impede que seja iniciada a Causa de Beatificação e Canonização do referido Servo de Deus PEDRO BALZI”.
No dia 20 de fevereiro de 2020, na Igreja Catedral de Teresina, Dom Jacinto Brito comunicou o início oficial da Causa de Beatificação e Canonização do agora SERVO DE DEUS PEDRO BALZI, SACERDOTE DIOCESANO. Na ocasião, o Arcebispo apresentou à comunidade diocesana a Oração para devoção privada, junto à imagem oficial do Servo de Deus.
A autora da Causa é a ASSOCIAÇÃO PADRE PEDRO BALZI, erigida por Decreto diocesano em junho de 2019 e composta por representantes da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, da Fundação Nossa Senhora da Paz e da Fazenda da Paz, além de outros religiosos e leigos interessados em refletir e promover o legado do missionário italiano, candidato às honras dos altares. O Postulador da Causa é o Pe. Igor Torres, do clero diocesano de Teresina, atualmente estudante de Bioética na Diocese de Roma.
Um processo de Beatificação e Canonização compõe-se obrigatoriamente de duas fases: diocesana e romana, ambas sem duração definida. A etapa diocesana consiste num processo documental. Os escritos do Servo de Deus e documentos históricos em torno de sua vida são reunidos e criteriosamente analisados, com um parecer conclusivo de especialistas em história e teologia. Um Tribunal constituído para a Causa ouve pessoas que conheceram o Servo de Deus e registra seus depoimentos. Além da Arquidiocese de Teresina, o trabalho envolve naturalmente outras dioceses onde o Servo de Deus Padre Pedro Balzi nasceu e desenvolveu seu ministério pastoral: Lausanne (Suíça), Bérgamo e Chioggia (Itália), La Paz (Bolívia).
O processo não visa às obras construídas pelo Servo de Deus, embora estas deem testemunho da sua atividade missionária. O critério de decisão é a “vivência heróica das virtudes”, porque o santo é proposto pela Igreja sempre como um modelo do seguimento de Jesus. Portanto, decisivo é o modo como o candidato viveu a fé, a esperança e a caridade (virtudes teologais); a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança (virtudes cardeais); a pobreza, a castidade, a obediência e a humildade (virtudes especiais). A sentença quanto à exemplaridade de vida acontece na fase romana. Para a beatificação e canonização apresenta-se um milagre, que manifesta o poder de intercessão do candidato à glória dos altares e é como a “assinatura de Deus” no processo.